Uma pescaria no Araguaia acabou se transformando numa viagem abordo de uma canoa a remo, de cerca de 40 mil quilômetros pelos rios brasileiros, artérias principais e secundárias além de lagos perdidos na floresta amazônica, que formam as principais bacias hidrográficas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Foi o que aconteceu comigo, quando o acaso ( ou não) me aproximou de Aladir Murta, um velho homem aventureiro que há 8 anos se propôs a realizar a saga de conhecer o Brasil que poucos brasileiros conhecem, comandando uma canoa de poucos metros de cumprimento e movida a remo. Essa jornada que parece não ter chegado ao seu fim se transformou no livro “Além dos Rios” cujo texto foi totalmente inspirado nos depoimentos do velho navegador solitário. À medida que colhia o depoimento de Aladir passei a vivenciar as emoções dessa viagem incomum e aparentemente sem rumo. Povos ribeirinhos, suas dificuldades e crenças; índios com seus hábitos e costumes, fenômenos da natureza como tempestades inclementes, sol escaldante, lua e estrelas são elementos dessa história. Somam-se, ainda, a esse cenário, visões espirituais e místicas. “Além dos Rios”, está à disposição das pessoas que alimentam sonhos de fazer de suas vidas algo de bom e desfrutar do prazer de apenas Ser. O velho navegador Aladir é um exemplo.
Antoninho Rossini
Antoninho Rossini
9 comentários:
Nascer, crescer, viver, amar, morrer...a propósito do ciclo da vida, ouso a acrescentar mais um verbo que denota a verdadeira essencia dos demais. Até onde nos leva a incrível capacidade de amar!? Ao compromisso? A loucura?
A aventura?...De certo, o Navegante Solitário carregava consigo todos esses predicativos, que todos temos, mas poucos conseguem avidenciá-los na prática. Aqui vemos, um imaginário mítico sugir de uma experiência real e a escrita, incumbe-se de imortalizar o que temos de mais precioso que é a possibilidade de sonhar e ver esses mesmos sonhos realizados. Quem conviveu com o Navegante Solitário, seguramente, sabe que suas experiencias vão para "Além dos rios" e foi isso que fez Antoninho Rossini recriar essas narrativas que desafiam no nosso proprio imaginário.
Jaqueline Murta
Agora posso dizer de boca cheia o seu´livro é maravilhoso, linguagem facil, escrita fluida e uma historia emocionante...e mais explora a nossa cultura brasileira , que é cheia de mitos e personagens fortes como Aladir.
Adoro Brasil, a nossa cultura e a sensibilidade de pessoas como vc para escrever e relatar esses fatos ao MUNDO!!! Parabéns é um caminho muito bonito e grandioso...Te AMO -GRE
Parabéns Rossini,
Há pouco fiz uma postagem no Blog SOS Rios do Brasil informando sua entrevista no Jô sobre o livro "Além dos Rios".
Coloquei a foto da capa do livro e o link para seu Blog.
ANTONIO ROSSINI, AUTOR DO LIVRO "ALÉM DOS RIOS", HOJE NO PROGRAMA DO JÔ
Vamos ver sua entrevista!
prof. Jarmuth Andrade
Blog SOS Rios do Brasil
Oi, ouvi e vi sua entrevista no Jo, e gostaria de saber se somente pelo telefone, ou se podemos soliticar via internet e saber o valor com frete para o Rio de Janeiro.
Um abraço Marcos Raso
LUZ & MAGIA!!!!
Muito boa a entrevista, vocês estão de parabéns...um grande abraço!
Jackie
Vi a entrevista no Jô ontem e fiquei presa à história do velho navegante... Muuuito semelhante à narrativa de Guimarães Rosa - A terceira margem do rio. Um encanto, um encanto.
Uma história dessas há mesmo que ser contada.
Vi a entrevista e estou encantada com a história,gostaria muito de saber dela inteira,então estou numa busca incessante pelo livro...Mas um dia sei que matarei minha "fome" dele.
E isso ai galera.... o cara e fera de mais mesmo, e acreditem quem quiser eu acabei de conhecer o proprio Aladir MURTA,e esta aqui na minha frente, uma pessoa muito humilde mesmo, gente bonissima.
Abraço e parabéns Aladir pela pessoa que você é.
Postar um comentário