A revista Go OutSide, da Editora Três, voltada para o público amante de esportes de ação e aventura realizou no último dia 2 de maio solenidade para a entrega do “Troféu Outsider”aos 15 que mais se destacaram no ano passado. E dentre eles, quem levantou o seu troféu foi Aladir Murta, personagem do livro Além dos Rios. Acompanhado do seu filho Cláudio e do autor do livro, o velho navegador subiu ao palco para receber o prêmio, agradecer a Revista e dar um show de desapego. Houve dois momentos marcantes da solenidade e que arrancaram aplausos dos atletas renomados e dos presentes. Um foi quando Aladir homenageou os demais premiados distribuindo colares feitos por índios de uma tribo da região do Rio Negro aos demais premiados. O segundo foi a entrega da Bandeira Nacional, que durante anos ficou exposta na popa da sua canoa e o acompanhou nas suas aventuras ao escritor Antoninho Rossini. “ Esta bandeira é o que tenho a oferecer ao escritor e jornalista que acreditou em mim; saiu de São Paulo e conviveu comigo em Xambioá, no Tocantins para escrever este livro. Obrigado amigo Antoninho”, disse Aladir durante a solenidade.
Surpresa e emoção
“Vocês tem certeza que eu mereço esse prêmio?”, disse Aladir ao ser comunicado pela Revista que seria um dos outsiders do ano. Num dos textos dedicados a Aladir, o jornalista Mário Mele, da Revista diz: “ Há mais de uma década, Aladir rema a esmo pelos maiores rios do centro-oeste e norte Brasil. E o simples fato de não ter hora nem lugar marcado para chegar o tornam um dos aventureiros mais autênticos que já tivemos notícia. Desde 2000 Aladir tem levado uma vida de total desapego. Sua consciência chega ao ponto de devolver um peixe ao rio caso ele seja maior do que sua fome. Para Aladir, a natureza nunca erra, e por isso ele não se arrepende de nenhuma experiência que viveu durante todos esses anos.
Até hoje, Aladir já remou mais de 40 mil quilômetros. Mas seu compromisso não é com nenhum recorde mundial. Para não dizer que não tem nenhum objetivo nessa longa e interminável jornada fluvial, Aladir faz questão de falar sobre a importância da conservação dos rios, nas comunidades ribeirinhas por onde passa.
PALAVRA DE OUTSIDER: “Começar a navegar foi o maior presente que Deus me deu. Passei a valorizar mais todas as coisas. Por isso eu digo: não deixe para amanhã o sonho que você tem hoje”.
Veja as fotos:
|
Aladir ao lado de Fernando Fernandes, bicampeão mundial de paracanoagem | | |
|
Aldir , seu filho Cláudio e o escritor Antoninho Rossini, que recebeu a bandeira
que acompanhou o Aladir durante anos, em sua canoa |
|
O jornalista Mário Mele, recebeu das mãos de Aladir uma cópia do livro
Alem dos Rios, com dedicatória que foi lida e aplaudida |